Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Novo ENEM é aprovado

Ontem a ANDIFES aprovou por unanimidade o projeto do nosso ministro da educação Haddad que aponta nova abordagem das questões do ENEM. A partir de hoje, esse documento estará disponível pelo link: http://portal.mec.gov.br/ . O conteúdo das aulas não sofrerá grandes mudanças, pois o guia de orientações para as questões deverá seguir as regras estabelecidas inicialmente.
O que muda então?
Na nova prova não poderá ter pegadinhas, sua ênfase será voltada à capacidade compreensiva de: fenômenos específicos, história e geografia e não mais ao conhecimento puramente enciclopédico ou de pura memorização.
ENEM e vestibular:
Haddad também apresentou um projeto de unificação das universidades federais através do ENEM, que será aplicado em dois dias, contendo 4 provas com 50 questões cada (conhecimentos humanos, linguagens e códigos, matemática e ciências naturais) além de uma redação. Assim quem for prestar o ENEM poderá escolher até 5 cursos diferentes que podem ser de uma mesma UF ou de UF diferentes.

Um comentário:

Socorro!!! Educação!! disse...

Bom gente (todas as 5 que têm consciência da existência desse blog) até que enfim as provas de vestibulares e exames avaliatórios estão caminhando junto com as novas diretrizes de ensino propostas e que formam o sujeito reflexivo. Seria mais difícil ainda lutar contra o método tradicional de ensino se na hora que o aluno considera mais importante (prova)as perguntas exigissem um conhecimento decorativo apenas.