Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Braille

O que é? De onde vem? como funciona?

Braille é o sistema utilizado para o ensino/aprendizagem de cegos. Ele funciona como código universal de leitura e escrita feito através do tato. Com apenas seis pontos em relevo ordenados em duas colunas de três pontos são formados 64 símbolos diferentes que podem ser usados para a leitura e escrita de várias áreas (língua portuguesa, literatura, história, geografia, inglês, informática, música, matemática e ciências em geral).
O sistema de que falamos foi inventado por Louis Braille (explica o nome do sistema), um francês que aos tres anos de idade ficou cego após um acidente na oficina de seu pai (1912), inventando aos treze anos o método que na época era formado por seis pontos e alguns traços horizontais e, que formavam todas as letras do alfabeto, pontuações, acentos e números matemáticos (hoje esse sistema foi aperfeiçoado).
O alfabeto braille tem 64 símbolos distribuído em sete linhas organizadas arbitrariamente. As palavras em braille podem ser abreviadas e os números são postos de cima para baixo, da esquerda para a direita.
Onde? Como? Quem pode aprender?
Aí está a ótima notícia meus queridos, eu descobri que graças a estudos avançados do Instituto Benjamin Constant sobre o assunto podemos baixar fonte braille, além é claro de saber tudo sobre o assunto (http://www.ibc.gov.br/index.php?query=fonte+braille&amount=0&blogid=1). Querem mais? a USP disponibiliza um curso de braille on line gratuitamente. Basta baixar o programa do curso não precisa nem estar on line para isso (http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html). Bem, agora não temos mais desculpas para não entendermos um pouco mais sobre Braille. Todos podemos aprender, não é?

Um comentário:

Unknown disse...

Eu vou fazer o curso! É bom ter pessoas como você, que corre atrás de novas informações!!