Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A Diversidade em Sala de Aula I

Nos meses de março e de maio a revista Nova Escola trouxe a seus leitores duas reportagens que, ao meu ver, são importantíssimas por tratarem de problemas escolares que desencadeiam outros problemas não só na escola como na vida de cada aluno.
A revista de março pontua que é corriqueiro, entre gestores educacionais e professores (principalmente os de educação básica), o fato de estigmatizar ou rotular seus alunos e que isso os priva de experimentar diferentes papéis e posturas no âmbito escolar.
Os alunos que sempre são elogiados positivamente podem acabar por: achar-se superior ao demais colegas, tornar-se incapaz de refletir sobre suas próprias ações e se arriscar (se ninguém se arricasse o Brasil ainda estaria vivendo sua época de ditadura, não haveria literatura no mundo, não haveria empreendedores e nem mesmo o genero de comunicação que estou usando para "falar" com vocês), mas o pior que pode acontecer é chegar a fase adulta sem saber perder, ou seja, não saber lidar com frustrações. Já rotular negativamente um aluno pode fazer com que ele perca sua autoconfiança e seu amor próprio (daí para a depressão é um pulo), além, é claro, de fazer com que o aluno se adapta a esse estigma (se a turma/ professora me acha burro por que eu vou estudar? Irei mal na prova mesmo).
Acho que o ideal seria elogiar as atitudes certas do educando e não ele em si, já que até os alunos ditos "pestes", "casos perdidos" podem demonstrar-se muito capazes, sem falar que, como ninguém é perfeito, os "anjinhos" podem e devem ter defeitos ( o medo de errar muitas vezes causa ansiedade que causa estresse que pode causar -tamtamtamtam-depressão).
Um fato que a revista aborda (e que eu presenciei uma vez) é que certos professores podem criticar publicamente um aluno mostrando aos outros uma forma de estigmatizá-lo ou um motivo para rejeitá-lo. Algumas vezes são os alunos que rotulam seus colegas ou "as famas" já acompanham os discentes de casa, é papel então da escola não incorporar esses rótulos, mas tentar combatê-los.
A revista traz mais informações sobre professoras e escolas que conseguiram acabar com os rótulos em sala de aula, outros tipos de estigmatizar alunos (deficientes) e qual a melhor postura que o professor/ escola deve tomar para não pecar em rotular seus alunos. Além da versão impressa da revista a reportagem pode ser encontrada no link: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/educar-rotulos-431171.shtml

Fica aí minha pergunta para os professores:
Você já foi rotulado quando estudava?....Certas palavras que nos são ditas podem fazer com que pensemos em desistir de um sonho, mas nem sempre elas conseguem.

Nenhum comentário: