Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A Diversidade em Sala de Aula III

Finalmente o assunto que eu venho tentando abordar faz um bom tempinho - BULLYNG. Já ouviu falar? Pode ser até que não, mas certamente já esteve envolvido(a) com isso de alguma maneira.
O termo bullyng é usado para descrever todas as atitudes agressivas, repetitiva e intencionalmente que um ou mais alunos têm para com outro(os). Não há uma explicação ou definição exata do nosso português para essa palavra, ela designa então: "colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar,
agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences " (segundo estudos da ABRAPIA). Bullyng é o resultado dos rótulos e preconceitos contra as diferenças que nós seres humanos temos ( e que falamos anteriormente). Ele se apresenta como um problema mundial, mas mesmo assim, poucas pessoas sabem o que é e suas consequências. Fato curioso, porque todas as escolas tem algum caso de bullyng e todas as pessoas já foram agentes, testemunhas ou vítimas do bullyng.
Os alunos podem se apresentar dentro desse quadro como:
  • alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING;
  • alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING;
  • autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING;
  • testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.

Os alvos do bullyng podem cometer suicídio, fazer um assassinato em massa (podemos pegar por exemplo: o estudante Cho Seung-Hiu, 23, autor do massacre que resultou na morte de 32 pessoas na Universidade de Tecnologia da Virgínia, nos EUA;o aluno Edmar Freitas, que entrou na escola armado com um revólver 38, fez 15 disparos: feriu seis alunos - dois em estado grave -, uma professora e o caseiro. Depois matou-se com um tiro na cabeça), cair em depressão, assumir um comportamento agressivo como forma de proteção, poderão NUNCA MAIS assumir relações sociais. Pode também conseguir superar essa fase (imaginem só, se todos que sofreram Bullyng carregassem feridas abertas até hoje). Aqueles que praticam bullyng quando crianças vão continuar o fazendo depois de adultos, geralmente tornam-se pessoas violentas. Aqueles que testemunham ficam inseguras não sabem se devem ou não ajudar os alvos de bullyng, temem ser os próximos alvos. Os pais de alvos de bullyng muitas vezes tomam as dores dos filhos e tentam tomar providências com suas próprias mãos. Os professores de escolas onde ocorrem formas mais violentas de bullyng podem acabar sendo agredidos tanto pelos alvos, quanto pelos autores.

Mais sobre o assunto:

O assunto bullyng faz parte da novela "O caminho das Índias". As escolas que desejam saber mais sobre como evitar o bullyng devem procurar a ABRAPA (http://www.bullying.com.br/), o programa "Fantástico" fez uma reportagem sobre esse assunto em 2004 ( http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL691157-15605,00.html ) e em 2007 fez um chat com uma educadora sobre o bullyng virtual (http://videochat.globo.com/GVC/arquivo/0,,GO9784-3362,00.html ), o último caso de tragédia envolvendo Bullyng pode ter acontecido hoje em Lafourche, EUA. Tentei enviar algumas perguntas sobre possíveis punições aos autores do bullyng para a ABRAPA, mas já faz um tempinho e não me retornaram.

Se alguém tiver mais informações sobre o bullyng e puder me mandar por e-mail, tem desde já, minha gratidão

Um comentário:

Unknown disse...

sofri com isso esse ano. Entendo muito bem o sentimento dessas pessoas. Mas é necessario reagir e não cair em depressão ou coisa do tipo por causa de algumas pessoas que não tem noção do que é sofrer descriminação ou qualquer brincadeirinha sem graça!!!